HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO

“Educação básica para um mundo em transformação. ”
Direção Geral Colégio Porta do Sol

A história do Colégio Porta do Sol tem início nos anos de 1990, e praticamente nasce com o movimento da queda do muro de Berlim e da ideia do “fim da história” e das ideologias, no caso do Brasil, mas não apenas aqui, explicitou-se, na época um projeto de sociedade que ia na contramão do “pensamento único”. Em termos mundiais, do ponto de vista da educação, ocorre uma disputa entre o ajuste dos sistemas educacionais às demandas da nova ordem do capital e as demandas por uma efetiva democratização do acesso ao conhecimento em todos os seus níveis.

Atenta a esses e aos demais acontecimentos em nível mundial, a Direção Geral do Colégio Porta do Sol registrava, também na época, a presença dos organismos internacionais que entram em cena em termos organizacionais e pedagógicos, marcados por grandes eventos, assessorias técnicas e farta produção documental. O primeiro desses eventos registrados e que chamou sua atenção foi a “Conferência Mundial sobre Educação para Todos” realizada em Jomtien, Tailândia, de 5 a 9 de março de 1990, que inaugurou um grande projeto de educação em nível mundial. A Conferência de Jomtien apresentou uma “visão para o decênio de 1990” e tinha como principal eixo a ideia da “satisfação das necessidades básicas de aprendizagem”: Cada pessoa – criança, jovem ou adulto – deverá estar em condições de aproveitar as oportunidades educacionais oferecidas para satisfazer suas necessidades básicas de aprendizagem. Estas necessidades abarcam tanto as ferramentas essenciais para a aprendizagem (como a leitura e a escrita, a expressão oral, o cálculo, a solução de problemas) como os conteúdos básicos da aprendizagem (conhecimentos teóricos e práticos, valores e atitudes) necessários para que os seres humanos possam sobreviver, desenvolver plenamente suas capacidades, viver e trabalhar com dignidade, participar plenamente do desenvolvimento, melhorar a qualidade de sua vida, tomar decisões fundamentais e continuar aprendendo.

Além desses acontecimentos em nível mundial voltados para a educação, a Direção Geral, buscava dados da educação no Brasil, na época o país estava entre aqueles com a maior taxa de analfabetismo do mundo, foi incitado a desenvolver ações para impulsionar as políticas educacionais ao longo da década, não apenas na escola, mas também na família, na comunidade, nos meios de comunicação, com o monitoramento de um fórum consultivo coordenado pela UNESCO (Shiroma et al., 2002, p. 57-58), bem como, diagnósticos de seu município e região que fosse favorável a abertura de uma escola particular.

Justifica-se tanto cuidado e informações contidas na história do Colégio Porta do Sol, devido ser um sonho antigo da proprietária e um empreendimento arriscado para a época: abrir uma escola particular em um município, onde a base econômica é a agricultura e os que tinham um poder aquisitivo considerável enviava seus filhos para estudar em outros municípios onde a educação era de qualidade.

Entre 1993 e 1996, a Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, convocada pela UNESCO, composta de especialistas e coordenada pelo francês Jacques Delors, produziu o Relatório Delors, no qual se fez um diagnóstico do “contexto planetário de interdependência e globalização”. Evidenciam-se o desemprego e a exclusão social, mesmo em países ricos. O Relatório faz recomendações de conciliação, consenso, cooperação, solidariedade para enfrentar as tensões da mundialização, a perda das referências e de raízes, as demandas de conhecimento científico-tecnológico, principalmente das tecnologias de informação. Entretanto, a educação seria o instrumento fundamental para desenvolver nos indivíduos a capacidade de responder a esses desafios, particularmente a educação média. Nessa mesma época nasce a nova Lei de Diretrizes e Base-LDB Nº 9495/96.

Acompanhando o cenário mundial, vivenciando intensamente as dificuldades do seu município e preocupada com os caminhos da educação a então pedagoga e Diretora Geral da mantenedora do Colégio Porta do Sol, de um jeito muito tímido, com coragem e determinação inicia em 1994, sua trajetória como empresária de um novo empreendimento: educação, como esperança para trazer dias melhores para a comunidade em que se inseria. Na época, o Colégio nascia com quatro turmas do ensino fundamental – séries iniciais 1ª a 4ª, um total de dezessete alunos, quatro professores e o apoio dos pais.

Hoje, o que era um pequeno empreendimento tornou-se referência em educação e chega em 2021 com sua história marcada por grandes sucessos.

Durante esses anos de vida o Colégio Porta do Sol estruturou e reestruturou seu projeto educacional, ampliou sua infraestrutura, escreveu instrumentos de gestão, ampliou vagas e seu atendimento à demanda educacional, obteve do Conselho Estadual de Educação os atos autorizativos para oferta da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e seu Reconhecimento.

Sempre focada em sua missão e tendo como principal objetivo oferecer ao município mais uma oportunidade de educação, atendendo as expectativas e demanda da sociedade em que a mesmo está inserido, o Colégio Porta do Sol não perdeu de vista sua visão. Com todas as dificuldades em que deparava as políticas educacionais, o Colégio Porta do Sol não temeu as condições econômicas que as escolas brasileiras enfrentavam.

No seu quarto ano de funcionamento foi necessário ampliar o espaço físico para ofertar o ensino fundamental de nove anos. Novos professores foram contratados, os pais deixaram de deslocar seus filhos para estudar em municípios vizinhos e o Colégio foi ampliando seus propósitos. Os anos foram passando e a Educação no Colégio Porta do Sol caminha como instrumento para garantia dos direitos básicos e dos valores democráticos com vistas à emancipação dos cidadãos. Em conformidade com os profissionais da Instituição,

“...trata-se de uma educação na qual, se propõem uma educação libertadora, transformadora da realidade, ou seja, uma educação conscientizadora, que busque mais que conhecer a realidade, agir sobre ela transformando-a por meio de uma relação dialética ao ponto em que educadores e educando se caracterizam como sujeitos do mesmo processo.” Conselho de Classe do último ano-Ensino Fundamental-2014.

Nesse sentido, a comunidade do Colégio Porta do Sol e a sociedade não ficaram estagnadas, sem mudanças, mas continuam acreditando e participando de um processo permeado por constantes transformações, as quais vão interferir diretamente na educação, tendo esta que responder também às mudanças ocorridas.

A educação no CPS se faz presente nos mais variados momentos de sua existência, tanto na área humana quanto em todos os seus aspectos; social, cultural, político e produtivo. O Colégio se organizou e se organiza de acordo com os interesses de cada momento sócio histórico. Assim, a educação no município de Jaguaré e Região Norte Capixaba evolui, de modo a mudar seu direcionamento de acordo com as rupturas ocorridas no desenvolvimento do Estado e do Brasil, as quais só podem ser entendidas no contexto histórico, social, cultural, político e de desenvolvimento tecnológico produtivo.

O Tempo foi passando e, com grande parte de sua infraestrutura construída o CPS através da comunidade escolar e da comunidade local abre suas portas para a Responsabilidade Social e parcerias, no sentido de unir as práticas vivenciadas em sala de aula e preencher seus espaços com as comunidades através de cursos gratuitos, outros. Implanta e implementa o Projeto Educação Básica à Luz da responsabilidade Social: desafios e possibilidades. Este vai ao encontro da comunidade civil organizada e oferece sua parceria nos mais diversos segmentos educacionais e sociais. Em 2004 participa ativamente junto a sociedade civil organizada do Movimento Norte Capixaba para a vinda do Centro Autônomo Federal-CEUNES/UFES e criação do Ifes em São Mateus.

Para continuar oferecendo serviços educacionais a uma sociedade cada vez mais exigente e competitiva com qualidade e inovação, o Colégio Porta do Sol faz parceria com o Sistema Anglo de Ensino ampliando referência educacionais, treinamento para os profissionais, material de pesquisas, material didático, outros, bem como, entende a necessidade de trazer para sua estrutura e acompanhar de perto as políticas locais e do Estado do Espírito Santo.

Hoje, após diversas dificuldades e sucessos a Educação no Colégio Porta do Sol intensifica seus trabalhos pautado nos quatro pilares da Educação da Unesco: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver, aprender a ser permitindo aos estudantes não só que iniciem nos conhecimentos tecnológicos, apliquem e/ou compreendam conceitos científicos, mas também desenvolvam qualidades pessoais/valores, habilidades e competências. Observe o que se entende por cada pilar:

O aprender a conhecer não está ligado apenas à compreensão de conhecimentos, mas ao desenvolvimento do aprender a aprender, ou seja, ao aprender a compreender o mundo, adquirindo uma cultura geral vasta, desenvolvida por meio da capacidade de trabalhar diversos assuntos e exercitar a atenção, a memória e o raciocínio. O aprender a fazer está ligado ao desenvolvimento de competências para gerenciar projetos, otimizar recursos e trabalhar em equipe. Habilidades para enfrentar as mais diversas situações que podem se apresentar em seu dia a dia, ou ao longo de toda a vida. O aprender a conviver, por sua vez, está relacionado ao desenvolvimento da compreensão do outro e da percepção de que os seres humanos dependem uns do outros. Isso pode se consolidar por meio da realização de projetos comuns, da administração de conflitos, dos exercícios de cooperação, do reconhecimento da diversidade humana e suas diferenças. O Aprender a ser está relacionado ao desenvolvimento integral dos estudantes: espírito, corpo, inteligência, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade pessoal e espiritualidade. Este pilar indica que a educação deve conferir a todos os seres humanos a liberdade de pensamento, discernimento, sentimentos e imaginação para desenvolver talentos e permanecer, tanto quanto possível, donos do seu próprio destino.

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS

“As mudanças em educação não só são necessárias e inevitáveis, devem ser entendidas e encaradas como a expressão de um compromisso decidido e sustentável no tempo, como um propósito moral e social marcando uma diferença positiva nas vidas de todos os alunos, bem como a aspiração de revitalizar as conexões entre a educação e a vida social em democracia”. (Escudero, 2002:17)

O Colégio Porta do Sol na tentativa de encontrar respostas mais adequadas aos desafios da sociedade do conhecimento e de práticas inovadoras, frente ao nosso sistema educativo, pretende acrescentar no currículo da educação básica a aprendizagem de competências e atitudes que serão essenciais para aprender a aprender a lidar com a mudança, assim como aprender a colaborar e a participar de atividades para a melhoria da sociedade, através do exercício de uma cidadania esclarecida, ativa e inovadora.

Na abordagem curricular da Instituição Porta do Sol, o conceito de competência ultrapassa o seu sentido tecnicista original, adquirindo uma orientação mais construtivista e integrada, que aponta para a capacidade de agir e reagir de forma apropriada perante situações mais ou menos complexas, através da mobilização e combinação de conceitos, procedimentos e atitudes pessoais, num contexto determinado, significativo e informado por valores.

Com o intuito de inovar suas práticas o CPS criou em 2015 o atendimento aos alunos através do Programa de orientação psicopedagógico que funciona com horário marcado. As “consultas” são realizadas por profissional na área da psicologia e pedagogo. Caso sejam diagnosticadas doenças psiquiátricas, o aluno e seus responsáveis são orientados a procurar tratamento especializado em serviço de sua confiança; ou seja, o Programa não tem como objetivo o tratamento de transtornos psíquicos, mas sim apoio psico-sócio-pedagógico no dia a dia do Colégio.

Usando tecnologias de informação e comunicação, através do Site, visa também auxiliar na resolução de problemas profissionais cotidianos, através de consulta ao corpo docente e de outras áreas de conhecimento. O objetivo do CPS é que toda comunidade escolar participe dessa interação, construindo um espaço de desenvolvimento pessoal, profissional e atualização científica.

O Colégio Porta do Sol, através de seus professores e das abordagens acima, vem discutindo e estudando a melhor forma de entender a reorganização curricular, para a Educação Básica integrado, sustentado numa abordagem de desenvolvimento curricular orientado e inovador para a aprendizagem de competências essenciais e para a melhoria da educação. A seguir, pontuaremos o esforço dos profissionais para articular, com coerência, o currículo dos cursos já existentes e os que virão com práticas inovadoras:

  • Reforçar o estudo da autonomia curricular, impulsionando a flexibilização do currículo e da organização pedagógica e a introdução de variantes curriculares específicas de âmbito regional e local.
  • Promoção da formação integral de todos os alunos, através da definição de competências essenciais, enquanto instrumento fundamental para a conquista de referenciais nacionais de exigência e de qualidade;
  • A articulação do currículo com a avaliação, entendendo esta como um elemento regulador das aprendizagens e introduzindo dispositivos de avaliação aprendizagem colocaram novas oportunidades, mas também novos desafios, pois, por si só, as tecnologias não melhoram esse processo. Há de saber usá-las do modo mais adequado.

Pensa-se para o CPS nos mais diversos tipos de equipamentos tecnológicos, porém nem sempre o corpo docente tem a oportunidade e a capacidade de saber acompanhar o vertiginoso ritmo de desenvolvimento. A mobilidade dos equipamentos e a sua versatilidade são, cada vez mais, uma constante. Mas, para que a escola e alunos caminhem de forma articulada em relação às práticas inovadoras o Colégio Porta do Sol apresenta, em relação à adoção e ao desenvolvimento de materiais pedagógicos, as seguintes práticas:

  • Cursos constantes das áreas de equipamentos tecnológicos;
  • Confecção e montagem de projetos ambientais a partir da utilização de materiais reciclados;
  • Elaboração e construção de softwares didáticos eletrônicos;
  • Elaboração de apostilas e manuais para atender cursos livres;
  • Adoção, avaliação, adequação, aprimoramento e desenvolvimento de programas livres nos cursos de informática;
  • Desenvolvimento de recursos visuais, em especial para atendimento a situações abstratas;
  • Desenvolvimento de projetos, a partir dos trabalhos de discentes e docentes, adotados nos ambientes de aprendizagem ou para solução de problemas na comunidade;
  • Produção de recursos que considerem o desenvolvimento humano sustentável.

É reconhecendo a importância e o dinamismo dos pontos acima citados, que o CPS visa contribuir de forma mais abrangente para a indução do processo de inovação tecnológica na Instituição. Decidiu, também, estruturar em 2018 a Biblioteca Virtual focada em “Tecnologia e Inovação”, de maneira a facilitar o acesso e a recuperação de informações relevantes sobre diversos temas, bem como possibilitar o intercâmbio e o compartilhamento de conhecimento entre seus clientes e parceiros.

ARTICULAÇÃO ENTRE AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA ESCOLA

A Articulação na instituição se dá através da:

Interdisciplinaridade

A interdisciplinaridade sugere a busca de formas alternativas na organização do ensino, bem como propiciar a articulação dos conteúdos trabalhados nas diferentes áreas do conhecimento. Os conteúdos são apresentados por área, nos livros, como uma estratégia didática para oferecer ao aluno facilidade na compreensão simbólica e dos conceitos epistemológicos. Alunos e professores são indivíduos interdisciplinares por natureza, por sofrer influência constante do meio social, político e econômico, local e global.

Contextualização

O aprendizado não para na porta da sala de aula, o mundo lá fora oferece uma grande variedade de caminhos para tornar este aprendizado mais significativo. Na escola, procura-se desenvolver uma consciência do quanto os conteúdos fazem parte do dia a dia, como estratégia de aproximar o ensino da realidade cotidiana e de levar o processo de aprendizagem para a vida, tornando-o interpessoal e dinâmico. Nesta perspectiva, a transversalidade e a interdisciplinaridade são entendidas, também, como estratégias de contextualização do conhecimento.

Integração entre teoria e prática

As aulas práticas, experimentais, são desenvolvidas como instrumento de fomento à reflexão sobre os conceitos teóricos das disciplinas, como também do processo de ensino dos conteúdos. Desta forma, as aulas práticas, podem ser desenvolvidas de diversas formas: através do uso da tecnologia, com materiais alternativos, com a projetos integradores, estimulando o protagonismo e a criatividade dos alunos.

2.7 - PROJETOS INTEGRADORES: TRABALHOS INTERDISCIPLINARES, ESTUDOS COMPLEMENTARES E ASSEMELHADOS, COM SUA CARACTERIZAÇÃO E REGULAMENTO
A Escola promove diversos momentos de valorização dos projetos integradores desenvolvidos pelos alunos, que articulam os saberes entre si. Nesses momentos os trabalhos interdisciplinares são compartilhados com a família e a comunidade.

PROJETOS INTEGRADORES

Programas e projetos curriculares e extracurriculares

Os princípios e valores defendidos pelo CPS perpassam o Currículo das Etapas de Ensino, os Cursos Livres, os Programas e os Projetos Curriculares e Extracurriculares, justamente para garantir uma formação sólida e integral para todas as crianças e estudantes. Para tanto, oferece programas que considera imprescindíveis para despertar a consciência crítica, ampliar o repertório cultural e a visão de mundo, pois entende que, no percurso formativo da Educação Básica, é necessário que a Escola assuma essa tarefa junto da família.

Interessada em fazer educação do nosso tempo (contemporânea), o CPS assumiu como grande desafio para 2020 a implantação de um ambiente virtual de aprendizagem, o AVA CPS, para diversificar as possibilidades de ensino e aprendizagem.

Partindo do pressuposto que a relação educação e tecnologia não se resumem no simples ensino do manejo dos artefatos tecnológicos e nem tampouco na compreensão do ambiente virtual como apenas um repositório de vídeos, textos, imagens e links, a escola passa a utilizar a plataforma PLURALL, como LSM (Learning System Management) para ampliar as possibilidades de aprendizagem, na qual a ação cognitiva do sujeito aprendente sobre o objeto de aprendizagem se dá por meio da interação e da mediação pedagógica. Também implantou a gameficação na aprendizagem por meio da plataforma MATIFIC.

Assim como outras instituições de ensino, o CPS utilizará a plataforma Plurall e o Google Meet não apenas para cursos totalmente virtuais, mas, essencialmente como apoio aos cursos presenciais, e em casos onde o aluno fica impedido de vivenciar as aulas presenciais. Ele permite a realização de atividades que envolvem formação de grupos de estudo, formação e capacitação de professores e funcionários e até desenvolvimento de projetos coletivos.

O representante do CPS, afirma que acredita nessa modalidade colaborativa entre tecnologia e conhecimento.

“O projeto possibilita o desenvolvimento de competência e, principalmente, da criatividade.”

“Estamos dando um grande passo, democratizando os acessos e transformando a realidade de quem ensina e quem aprende”.

O TED (Technology, Entertainment, Design), projeto de conferências com a missão de espalhar grandes ideias pelo mundo, tem uma extensão chamada TED-Ed. Por lá, é possível criar conteúdos personalizados a partir das próprias TED Talks disponíveis no site, com temas que abrangem diversas áreas, entre literatura, matemática, artes, saúde, psicologia e muito mais.

O usuário também pode editar livremente o conteúdo, inserindo anotações e comentários. O mais legal, além disso, é que todos os vídeos educativos têm legendas em português (Sistema Anglo).

As mudanças que estão ocorrendo na cultura juvenil, em decorrência do uso de artefatos tecnológicos, impõem à escola a necessidade de buscar recursos transformadores para as metodologias do trabalho pedagógico.

A proposta pedagógica está estruturada para atender às necessidades educacionais sem perder de vista a formação dos alunos de maneira prospectiva, ou seja, reconhecendo o presente e considerando o futuro.

Cada vez mais se espera que a escola e os professores ofereçam aos alunos subsídios para que se tornem sujeitos ativos no processo de construção de seus conhecimentos. Para isso, eles precisam ser estimulados a desenvolver habilidades que possibilitem a reflexão e a busca de soluções para os desafios com que serão confrontados ao longo da vida, sejam eles acadêmicos, sociais ou emocionais.

Sabemos que falar em educação hoje é pensar em três aspectos principais:

  • Formação de valores que devem ser ensinados aos alunos, vivenciados e cobrados na aplicação em sua vida cotidiana.
  • Busca de informações em diversas fontes: livros impressos e digitais, internet, diferentes suportes eletrônicos; troca de conhecimento com colegas e adultos, etc.
  • Uso das informações de maneira reflexiva e crítica, em prol de uma vida social mais democrática, justa, inclusiva e igualitária.

Demandas importantes como essas são trabalhadas desde os primeiros anos de formação dos alunos; por isso, os Anos Iniciais do Ensino Fundamental assumem esses três pilares, sabendo que, para atingi-los de forma consistente, é preciso não os perder de vista ao longo de toda a Educação Básica.

Considerando a magnitude das questões elencadas, é necessário estabelecer estratégias e parcerias para que as propostas pedagógicas apresentadas nesta coleção sejam efetivadas. Por isso, este Caderno do Professor fundamenta o trabalho dos docentes ao longo do ano letivo, alinhando-o aos pressupostos metodológicos indicados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Nesta proposta foram abordados:

  • as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular;
  • as competências e habilidades de cada uma das quatro áreas de conhecimento dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental;
  • as expectativas de aprendizagem previstas;
  • as estratégias didáticas propostas para desenvolver as aprendizagens estabelecidas;
  • matriz de projetos como possibilidade de ampliação dos temas trabalhados;
  • textos para a formação continuada do professor, que incentivam a leitura, a reflexão e a busca de estratégias eficazes para suas necessidades diárias junto de seus alunos, bem como a ampliação de seu repertório conceitual.

As diretrizes teóricas apresentadas na Base Nacional Comum Curricular balizaram nossa reflexão sobre o aluno que queremos formar e as habilidades que ele deverá desenvolver ao longo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Esses pontos nortearam a estrutura curricular desta coleção com o objetivo de promover [...] aprendizagens sintonizadas com as necessidades, as possibilidades e os interesses dos alunos e, também, com os desafios da sociedade contemporânea. Isso supõe considerar as diferentes infâncias e juventudes, as diversas culturas juvenis e seu potencial de criar novas formas de existir.

O desenvolvimento do aluno passa, necessariamente, pela formação de um sujeito que se responsabiliza por suas escolhas, expressa-se com argumentos, percebe a diversidade como possibilidade de ampliação de conhecimento e repertório, busca estratégias coletivas para a resolução de problemas, compromete-se com as questões sociais e humanitárias e está preparado para atuar com a dinâmica das informações e mudanças na sociedade contemporânea.

Nessa perspectiva, destacamos da BNCC as seguintes considerações:

A sociedade contemporânea impõe um olhar inovador e inclusivo a questões centrais do processo educativo: o que aprender, para que aprender, como ensinar, como promover redes de aprendizagem colaborativa e como avaliar o aprendizado. No novo cenário mundial, reconhecer-se em seu contexto histórico e cultural, comunicar-se, ser criativo, analítico-crítico, participativo, aberto ao novo, colaborativo, resiliente, produtivo e responsável requer muito mais do que o acúmulo de informações.

Requer o desenvolvimento de competências para aprender a aprender, saber lidar com a informação cada vez mais disponível, atuar com discernimento e responsabilidade nos contextos das culturas digitais, aplicar conhecimentos para resolver problemas, ter autonomia para tomar decisões, ser proativo para identificar os dados de uma situação e buscar soluções, conviver e aprender com as diferenças e as diversidades.

O currículo apresentado visa promover o acesso dos alunos ao conhecimento historicamente construído e às aprendizagens essenciais ao desenvolvimento social, afetivo e intelectual. Assim, o processo educativo escolar deve contemplar alguns aspectos essenciais:

  • Os direitos de aprendizagem dos alunos.
  • O contexto em que a escola está inserida e sua realidade.
  • Os interesses, as motivações e as necessidades do aluno e de sua comunidade escolar.
  • O protagonismo das pessoas que estão na escola.
  • A formação de valores e atitudes responsáveis em relação ao outro e ao ambiente. Ao considerar tais questões, entendemos o currículo como uma referência, ou seja, ele não se encerra em seus princípios, uma vez que está sujeito ao contexto em que se concretiza. É dinâmico, inacabado, flexível e socialmente construído.

A ESCOLA POR PROJETOS

Entendemos que é fundamental uma diretriz comum a todos os nossos parceiros, mas também são necessárias orientações que possibilitem ampliar o trabalho em cada escola. Nosso objetivo é valorizar as especificidades, a realidade local, o centro de interesse, o individual e o cultural. Nessa direção, os professores trabalham com a Matriz de projetos que são construídas de acordo com o conteúdo proposto para cada disciplina.

Com as premissas apresentadas pela versão homologada da Base Nacional Comum Curricular, é preciso, a partir de agora, garantir um currículo comum com espaço para uma proposta diversificada. Para isso, optamos por articular propostas organizadas e planejadas em um material didático estruturado como o do Sistema Anglo de Ensino, que consiga atender às demandas locais e aos interesses dos professores e de seus alunos, além de prover espaço para o protagonismo docente e discente.

Acreditamos que o trabalho por projeto se trata de um recurso que nasceu da prática da sala de aula, das vivências, das trocas de experiências entre professores, de suas leituras teóricas sobre o assunto, ou seja, da práxis. E por isso voltamos nosso olhar de reconhecimento ao saber docente presente na escola. Segundo Anne-Marie Chartier, o professor também se torna um produtor de conhecimento, com o mesmo valor e digno do mesmo respeito de um pesquisador acadêmico, ao dizer sobre sua prática, ao nomear suas ações, tarefas, trabalhos, estratégias adotadas e soluções encontradas.

Para essa autora:

Quando um professor elabora um projeto, testa um novo dispositivo, fala sobre o que ele faz, sobre o que ele diz a seus alunos, a seus colegas e a si mesmo, encontra-se forçosamente em relação com os discursos profissionais que se encontram em torno dele.[...]

Em uma conjuntura em que se impõem as referências acadêmicas, em que a formação se torna universitária, os professores instalam-se no seu território e colocam à frente aquilo que lhes pertence: a prática em sala de aula.

É desse saber nascido na prática da sala de aula que extraímos a inspiração para a proposta da escola por projetos. O uso da matriz, se faz necessário para que o auxilie o professor a trabalhar com os alunos para que, juntos, tornem-se protagonistas na coleta e produção dos conteúdos e informações que serão utilizados na produção de novos conhecimentos acadêmicos e/ou culturais.

A matriz é utilizada para a elaboração de um projeto com o objetivo de aprofundar assuntos de interesse dos alunos. Assim, um tem asignificativo de uma turma poderá ser expandido e trabalhado durante um semestre, assim a matriz não define temas, atividades ou tempo de duração, mas garante as orientações sobre o desenvolvimento do projeto, auxiliando o professor no planejamento das ações e ampliando suas possibilidades de trabalho.

O primeiro passo a ser definido é o objetivo, ou seja, a intencionalidade pedagógica para desenvolver o projeto. Alguns aspectos podem ser definidores, e o professor pode encaminhar o projeto a partir de um ou mais aspectos:

  • atender ao interesse dos alunos;
  • ampliar algum assunto do Caderno do Aluno;
  • intensificar questões de valores e ética;
  • desenvolver um trabalho diferenciado e apresentar às famílias;
  • abordar assuntos específicos da cultura local;
  • refletir sobre temas da atualidade;
  • ampliar a formação literária, plástica e musical;
  • possibilitar espaços e tempos pedagógicos para experiências e processos investigativos.

Escolha do tema/assunto: É importante que o projeto tenha um tema balizador e que suscite a organização das propostas. O tema ou o assunto podem ser escolhidos, conforme sinalizado anteriormente, a partir de um livro de literatura infantil adequado à faixa etária ou de sugestões e demandas da própria escola ou da comunidade.

Fundamentos e diretrizes: Esta etapa do planejamento prevê o levantamento dos objetivos gerais, a justificativa, as referências bibliográficas, os textos literários, as disciplinas previstas e as diretrizes gerais que o projeto intenciona abordar. O próximo passo é organizar um esquema com as disciplinas e os aspectos que podem ser abordados. Um exemplo:

O planejamento deve permitir que esse recurso didático abra espaço para valorizar os regionalismos, as atividades típicas da cidade ou as condizentes com compromissos de formação e de valores da escola. Tão importante quanto definir os temas de cada projeto é determinar o passo a passo do trabalho.

CPS ESPORTES

O CPS oferece aos seus estudantes e à comunidade atividades esportivas em diferentes modalidades. Essas práticas desportivas, muito além dos aspectos biológicos e desempenho físico, visam ao desenvolvimento integral de seus estudantes, respeitando seus estágios e fases de crescimento em direção ao exercício da participação, da cooperação, da autonomia, da solidariedade, enfim, da cidadania. Portanto, é função básica do Esportes proporcionar a aprendizagem para a promoção da sociabilidade, do amadurecimento emocional e psicomotor.

CPS ARTE E CULTURA

Arte e Cultura é um espaço privilegiado que busca, por meio das diferentes formas de expressão, do cultivo da sensibilidade, da valorização das diferentes manifestações culturais e do exercício da criatividade, desenvolver habilidades, como também maneiras de o estudante olhar o mundo e com ele se relacionar. Aberto à comunidade interna e externa, busca promover a ampliação do repertório cultural e o desenvolvimento da sensibilidade estética e da produção cultural por meio da música, da dança, do teatro e das artes visuais.

Com professores habilitados, estrutura curricular e formas de registro e de avaliação, o CPS Arte e Cultura proporciona variadas atividades para o atendimento das necessidades de seu público. O objetivo do CPS Arte e Cultura é proporcionar um ambiente com diversidade cultural, possibilitando o acesso à informação e ao contato com as diferentes formas de arte e cultura para a formação integral dos seus estudantes na construção de identidades plurais e solidárias.

CPS IDIOMAS

A busca constante por aperfeiçoamento acadêmico e profissional nas diversas áreas e as oportunidades de viagens (estudos, turismo e trabalho) criaram uma demanda crescente para a aprendizagem de outras línguas, que é atendida pelo Idiomas. O CPS Idiomas oferece cursos extracurriculares de Inglês, tendo à disposição estrutura diferenciada e profissionais qualificados. Contribui para o conhecimento e interação do sujeito com outras culturas, motivando-o para o aprendizado, pois tem como objetivos:

  • proporcionar o desenvolvimento das quatro habilidades da língua: ouvir, falar, ler e escrever;
  • desenvolver a competência comunicativa;
  • oportunizar a vivência da língua estrangeira de forma significativa;
  • organizar e incentivar os estudantes a fazer intercâmbios e viagens de estudo;
  • atender à comunidade escolar e à comunidade em geral.

Os estudantes são situados em grupos etários e de acordo com seu nível de conhecimento.

TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

O CPS entende que a incorporação das tecnologias educacionais só tem sentido se contribuir para a melhoria da qualidade do ensino/aprendizagem, enriquecendo o ambiente educacional e diversificando as suas fontes de estímulos, a partir dos quais as crianças, os estudantes e os professores interagem cognitivamente para a construção ativa, crítica e criativa de conhecimentos.

Entendendo tecnologia não só como ferramenta, mas também como processo que transforma a realidade e que modifica a cultura, a escola está atenta às inovações tecnológicas e à maneira pelas quais elas intervêm na forma de pensar e de produzir cultura.

Assim, através do uso das tecnologias educacionais, valoriza as novas formas de comunicação e de linguagem como fatores relevantes do processo ensino-aprendizagem, aproximando o universo da comunidade escolar. A partir desses pressupostos, a Escola investe tanto na atualização dos artefatos e equipamentos, como na criação de softwares, jogos educativos e aplicativos, subsidiando a prática docente e garantindo a promoção da aprendizagem significativa.

CPS AMBIENTAL

Esse programa tem como intuito o estudo da dinâmica realizada pelos humanos nos ambientes da biosfera, promovendo e mantendo a vida no planeta. É um programa que se envolve diretamente com a política ambiental do município de Jaguaré, visando ao desenvolvimento de atividades que culminem, de forma objetiva, com ações que interfiram na qualidade ambiental. O CPS é de natureza interinstitucional uma vez que mantém parceria com outras instituições, como o Instituto de Pesquisa Ambiental (IPA), Secretaria Municipal de Meio Ambiente, outros.

Tem como meta manter, por meio da adoção de atitudes e posturas que promovam a qualidade do ambiente escolar. Esse programa responde por diferentes projetos:

  • Política ambiental da Escola que: fundamenta o Sistema de Gestão Ambiental; organiza o Guia de Gestão Ambiental;
  • Controle e sensibilização quanto ao: gasto de energia elétrica; gasto de água; geração de resíduos;
  • Educação Ambiental: Suporte teórico e prático para a educação ambiental desenvolvida na Escola, através da organização de palestras, oficinas ou quaisquer atividades que tenham como intuito a promoção da educação ambiental.

CPS FORMAÇÃO DO LEITOR

A leitura é fundamental na formação do pensamento crítico e criativo. Saber ler é uma habilidade que estabelece relações entre as experiências próprias do leitor e a dos outros, alimentando a capacidade de questionar, analisar, acessar, pesquisar, argumentar, etc. Isso reforça a ideia de que a leitura não pode se tornar um objetivo escolarizado.

O leitor deve ser considerado como um sujeito do mundo, do trabalho, da comunidade e dos diversos campos sociais e acadêmicos. Pensando assim, a formação de leitor é um compromisso de todos os componentes curriculares e de todos os professores nas diferentes etapas de ensino, assumindo uma dimensão inter e transdisciplinar. Por isso, o CPS cria oportunidades e sentidos para a leitura como um desafio cotidiano e um convite à construção do conhecimento. Para tanto, a Escola realiza o Dia da Leitura para todas as etapas de ensino, como também desenvolve projetos específicos nas turmas no qual estão definidos o número de literaturas obrigatórias.

PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL – POP CPS

A passagem do Ensino Fundamental – anos finais para o Médio traz um conjunto de mudanças que causam impacto na rotina diária do estudante. Ele passa a conviver com novos professores e conhecimentos, articulando o aprendizado de forma mais complexa o que exige uma atitude mais organizada e proativa.

O intuito é proporcionar ao estudante o pensar, planejar e dar início à construção de seu projeto de vida, orientando para a gestão acadêmica e profissional. Perceber a possibilidade de vincular disciplinas, conteúdos e atividades de preferência do estudante às características de seu perfil, auxiliando no direcionamento da carreira profissional. O estudante precisa ser estimulado a refletir sobre suas escolhas, motivando-o a se apropriar da condição profissional que deseja assumir.

É importante que o estudante tenha contato, com a realidade da escolha profissional, ao final do Ensino Fundamental II, através de uma conversa descontraída e informal, pontuando situações, sentimentos e sensações presentes neste rito de passagem para, então, tornar claro o significado e a importância do POP CPS. Assim, a Escola busca orientar a formação de competências para a construção do projeto de vida do estudante, indicando caminhos para que a transição para a fase adulta ocorra de maneira saudável.

CPS VIAGENS DE ESTUDO

Com o objetivo de promover a relação dos conhecimentos vividos na escola e o cotidiano da sociedade, a escola oferece como oportunidade para os estudantes as viagens de estudo. Tal projeto pretender incluir roteiros que possibilitem a ampliação do repertório cultural, a história, a geografia e as artes em geral a fim de garantir a continuidade dos estudos e consequentemente um percurso formativo que viabilize o desenvolvimento de cada criança e estudante.

Na companhia dos professores e dos colegas, é possível um passeio pedagógico, relacionado a viagem aos conteúdos abordados e, ao mesmo tempo, o exercício da convivência fraterna.

CPS AMBIENTES DE APRENDIZAGEM

O CPS compreende que os espaços de aprendizagem são aqueles que possibilitam, no processo de ensino-aprendizagem, uma ação educativa de melhor qualidade, uma vez que acredita que a construção do conhecimento e sua socialização acontecem além das salas de aula/referência. Dessa forma, a Escola investe em espaços ricos de estímulos para a melhoria do ensino e, consequentemente, da aprendizagem.

O Colégio conta com os seguintes ambientes de aprendizagem:

  • Espaço onde ocorrem as sessões de oratória, as sessões cívicas, as comemorações de datas festivas e outras atividades que necessitam de espaço para agrupamentos maiores;
  • Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA: é uma plataforma LMS (Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem) que dá suporte ao ensino e à aprendizagem atendendo toda a comunidade escolar;
  • Quadra esportiva: esse ambiente é utilizado para as aulas de Educação Física, para práticas desportivas e atividades destinadas à comunidade;
  • Laboratórios de informática e tecnologias educacionais: neles são desenvolvidos projetos educacionais curriculares e extracurriculares, bem como são disponibilizados horários para os estudantes, os professores e os funcionários;
  • Laboratórios: desenvolvem projetos interdisciplinares, utilizando kits da Lego, revistas e manuais;
  • O laboratório Informática, específicos para as diferentes faixas etárias, são equipados com computadores, rede wireless e software apropriado;
  • Laboratório de Ciências/Física/Química: desenvolve aulas práticas de pesquisa envolvendo todos os estudantes da escola, sendo utilizado como extensão das aulas de Ciências, Química, Física e Biologia em todas as etapas de ensino. Conta com professores com horas exclusivas para o atendimento aos professores regentes e aos estudantes;
  • Biblioteca: visa, prioritariamente, ao atendimento de estudantes e de professores em suas necessidades básicas de pesquisa e enriquecimento ou complementação de trabalhos. Possui um acervo diversificado e periodicamente atualizado. A Biblioteca Online (2017) está disponível no site da escola para consulta, reserva, empréstimo e renovação;
  • Brinquedoteca: é um espaço apropriado para atender à diversidade dos interesses das crianças. Conta com um pequeno parque coberto e cantinhos especiais para brincadeiras, leituras e jogos pedagógicos;
  • Cantina/Refeitório: ambientes que servem estudantes e funcionários, bem como se prestam a atividades pedagógicas pertinentes;
  • Salas do CPS Arte e Cultura: espaços equipados com instrumentos musicais variados, figurinos, etc. e espaço ao ar livre, com brinquedos de madeira para interações e situações auto-organizadas das crianças pequenas;
  • Sala de Arte: espaço destinado às aulas de Arte, equipado com materiais e recursos pertinentes.

CPS EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL

A educação contemporânea se depara com o desafio de formar indivíduos que atuem de maneira ética, responsável e crítica em um mundo conectado, com transformações cada vez mais rápidas, no qual o conhecimento cresce de forma exponencial.

Nesse contexto, o papel da escola do século XXI deve considerar o desenvolvimento integral dos estudantes, respeitando igualmente as dimensões cognitiva, sensorial-motora e socioemocional.

Na definição do Casel – Collaborative for Academic, Social and Emotional Learning (Colaborativo para Aprendizagem Acadêmica, Social e Emocional), a aprendizagem socioemocional é o processo no qual crianças e adultos adquirem e aplicam eficazmente conhecimentos, atitudes e habilidades necessários para compreender e gerir emoções, estabelecer e alcançar objetivos positivos, sentir e demonstrar empatia pelos outros, criar e manter relacionamentos e tomar decisões responsáveis. Quando a educação promove o desenvolvimento socioemocional, os resultados são positivos tanto na forma como o aluno se relaciona consigo mesmo, com outras pessoas e com o mundo quanto em melhorias no desempenho acadêmico. Isso porque o processo de ensino-aprendizagem não envolve apenas habilidades ligadas à velocidade de raciocínio e memória, mas também à motivação e a capacidade de regular a ansiedade e as emoções. Em linhas gerais, a aprendizagem socioemocional é o processo pelo qual um indivíduo adquire as competências centrais para:

I) estabelecer e atingir objetivos positivos;

II) apreciar a perspectiva dos outros;

III) estabelecer e manter relações positivas;

IV) reconhecer e manejar suas emoções;

V) tomar decisões responsáveis;

VI) lidar com situações interpessoais de maneira construtiva.

A proposta socioemocional apresentada neste material foi elaborada com base em dois referenciais: perfil do aluno Anglo e competências socioemocionais indicadas pelo Casel para promover a formação integral dos alunos. Esses referenciais estão alinhados às Competências Gerais indicadas na Base Nacional Comum Curricular e visam promover o desenvolvimento dos alunos, articulando-se na construção de conhecimentos, na progressão de habilidades e na formação de atitudes e valores – elementos essenciais do processo de ensino-aprendizagem. De acordo com a BNCC:A proposta socioemocional apresentada neste material foi elaborada com base em dois referenciais: perfil do aluno Anglo e competências socioemocionais indicadas pelo Casel para promover a formação integral dos alunos. Esses referenciais estão alinhados às Competências Gerais indicadas na Base Nacional Comum Curricular e visam promover o desenvolvimento dos alunos, articulando-se na construção de conhecimentos, na progressão de habilidades e na formação de atitudes e valores – elementos essenciais do processo de ensino-aprendizagem. De acordo com a BNCC:

[...] competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

Para garantir o desenvolvimento desse trabalho, o Caderno Digital do Professor apresenta propostas para ampliação da abordagem socioemocional, promovendo a extensão do trabalho com competências para além da sala de aula.